Folheto Auchan de 8 de Novembro a 24 de Dezembro 2019 - página 34 - EXPIRADO *

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Folheto Auchan - 8.11.2019 - 24.12.2019 - Produtos em promoção - legumes, bolachas, açúcar, taça, prato, copo. Página 34.
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34 | SAUDE aMinha SAÚDE & BEM-ESTAR Diabetes o Natal: ео não é uma missão impossível Durante o ano há sempre festas, jantares e lanchinhos que põem à prova a resistência de quem tem diabetes mas tudo piora no Natal. Quando a mesa está cheia de docinhos, como resistir? O Existem alguns truques para que o Natal não seja uma missão impossível para a pessoa com diabetes. Planear refeições é um dos mais importantes. Compreendemos como 'época de verbo mais adequado talvez não seja resistir', mas sim 'controlar': ou seja, pre sopa no frigorífico. Não compre bolachas e outros snacks: há açúcar e gordura suficientes aproveitar que é dia de festa para comer um bocadinho de arroz-doce, com nas sobremesas e iguarias de Natal. Se tiver tentações em casa, é mais difícil resistir por isso, deixe-as no supermercado. Natal' o período entre a noite de 24 de dezem bro e o Ano Novo, mas as celebrações começam mais cedo: há jantares de empresa, de amigos e antigos colegas de escola a partir do final de toda a família à volta da mesa, mas evitan- do repetir a dose. A pessoa com diabetes deve lembrar-se que, embora ao seu lado o tio e o primo voltem a encher a taça, ceder à tentação tem para si piores consequências. A total restrição não é boa política: em clima de alegria e boa disposição, proibir-se de comer doces, fritos e outras iguarias deixa a pessoa com diabetes triste e mal disposta, impedindo- a de desfrutar do tempo em família - e, de cer- to modo, estragar o ambiente para os outros Assim, a melhor solução é tornar a dieta mais flexível durante a quadra natalícia, comprome- Uma boa forma de evitar o descontro- lo num convívio de Natal é comer uma sopa antes de sair de casa. Assim, pode resistir às entradas e esperar pelo prato principal sem novembro, pelo que os abusos podem durar mais do que um mês. Assim, há que planear as refeições da semana e do fim de semana contando com tentações pontuais durante os convívios, equilibrando o exagero com pratos leves, em que os vegetais sejama presença mais sofrer com a fome. Para um bom funcionamento do organis mo, a ingestão de água (pelo menos 1,5L por dia) é essencial - e pode ajudar também a au- mentar a saciedade. Beber um copo de água antes de cada refeição é um excelente truque para reduzir a fome e, consequentemente, os predominante do prato. Nesta época do ano os corredores das superficies comerciais estão repletos de tentações, pelo que não pode ser esquecida a mais importante regra de ouro: nunca ir às compras com fome. exageros A abundância de comida nesta época dei- xa-nos, muitas vezes, tão vorazes que não pa tendo-se a voltar à rotina logo que terminem as festas O apoio dos familiares e amigos da pessoa ramos para apreciar como devíamos. Comer devagar, descobrindo cada aroma e sabor do que levamos à boca, e seguir a conversa à vol ta da mesa, é uma boa forma de não só des- frutar bem da comida e da companhia, como com diabetes é fundamental. Por um lado, não devem julgar nem chamar à atenção (sobretudo em público) quando a pessoa come; por outro, de- vem ajudá-lo a controlar a dose e os exageros (em privado). É importante que a pessoa com diabetes não se sinta posta de parte pelas suas restrições Nesta época do ano os corredores das su- perfícies comerciais estão repletos de tenta- de permitir que chegue ao cérebro a informa- ção de que estamos cheios, impedindo-nos de continuar a comer. Diz-se que demora oito minutos até que o cérebro saiba que estamos saciados, pelo que é aconselhado parar e es ções, pelo que não pode ser esquecida a mais importante regra de ouro: nunca ir às compras com fome. Restringir-se à lista preparada em casa é outra dica importante alimentares, nem constantemente vigiada pela eminência de um excesso, já que isso irá causar frustração e tensão familiar. Por sua vez, a restri ção, o olhar dos outros e a frustração da pessoa Frutas e legumes, os melhores aliados de uma alimentação saudável, ganham ainda mais relevo. Um bom truque para resistir às gu- perar um pouco entre pratos, e ouvir o nosso corpo. Assim se evitam excessos e também digestões difíceis. com diabetes pode ter o efeito contrário, como a ingestão de comida como refúgio emocional. lodices é encher a despensa de fruta e ter sem-

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