Folheto Auchan de 26 de Dezembro a 26 de Janeiro 2020 - página 48 - EXPIRADO *

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Folheto Auchan - 26.12.2019 - 26.1.2020 - Produtos em promoção - laranja, couve, couve-flor, legumes, feijão, carne, figado, ovos, sal, sardinhas, grão-de-bico, café, gel de banho, almofada, cadeira, Omega-3, Vitamina C. Página 48.
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48 | SAÚDE 10 PASSOS PARA MELHORAR A MÁ CIRCULAÇÃO 1 — Faça atividade física regularmente: algo tão simples como andar 30 minutos por dia faz toda a diferença; 2—Mantenha uma boa hidratação, já que esta facilita a circulação do sangue, mas tenha atenção ao café, uma vez que a cafeína tem efeito diurético; 3 — Adicione alimentos ricos em ácidos gordos, ómega-3, que têm “uma forte ação inflamatória, tendo já demonstrado em diversos estudos uma associação com a redução de risco de doença coronária e enfarte agudo do miocárdio” indica a Fundação Portuguesa de Cardiologia; • Queda de cabelo, unhas quebradiças, pele seca e escamosa, indicadores de que o fornecimento de nutrientes se encontra comprometido; • Cansaço, falta de ar e perda de resistência devido ao insuficiente aporte de oxigénio e nutrientes ao organismo; • Sensação de confusão mental, que surge porque o fluxo sanguíneo para o cérebro é inadequado, causando perda de memória e dificuldade de concentração; • Disfunção erétil devido ao fluxo insuficiente de sangue nos órgãos reprodutores. Melhore a sua circulação Combater o sedentarismo, evitar estar muito tempo seguido de pé, manter uma atividade física regular – bastam 30 minutos de caminhada diária para sentir efeitos benéficos – e seguir uma alimentação saudável, que inclua legumes, alimentos ricos em fibra, gorduras polinsaturadas e especiarias como curcuma, canela, pimenta-de-caiena e que seja pobre em sal e colesterol, evitando ainda o consumo de álcool, são alguns dos hábitos essenciais para melhorar e prevenir a má circulação [ver caixa 10 passos para melhorar a circulação]. Fumar é igualmente contraindicado, já que aumenta o risco de desenvolvimento das condições responsáveis pela má circulação. É um também um fator de risco de entupimento das artérias coronárias e afeta a circulação ao diminuir o fluxo sanguíneo. Controlar regularmente a tensão arterial, os níveis de colesterol e triglicéridos, assim como os de açúcar no sangue é outro dos passos que não deve descurar: além da má circulação, poderá prevenir vários outros problemas cardiovasculares, bem como diabetes, doença que só no nosso país afeta mais de três milhões de pessoas e que se não for tratada pode ter como consequências AVC, insuficiência real, amputação de membros inferiores e cegueira. 4 — Consuma regularmente alimentos ricos em ferro, como gema de ovo, carne de vaca e de borrego, fígado, sardinha, grão-de-bico, feijão, couve-portuguesa, espinafres, etc., de preferência acompanhados de alimento ricos em vitamina C (laranja, quivi, grelos de nabo e de couve, agriões, couve-flor, couve-roxa, etc.) para uma melhor absorção do mesmo; 5 — Mantenha a pressão arterial nos valores considerados normais – tanto a hipertensão como a hipotensão arterial podem provocar má circulação; 6 — Relaxe num banho de imersão em água não muito quente com sais ou gel de banho relaxantes durante 20-30 minutos; 7 — Levante-se e ande uns minutos. Se passa muito tempo sentado, habitue-se a levantar-se pelo menos a cada hora, mesmo em casa: vá beber água, por exemplo, ou apanhar um pouco de ar; 8 — Eleve as pernas: durma com uma almofada debaixo das pernas, apoie as pernas numa cadeira mais elevada quando se sentar no sofá, deite-se no chão e eleve as pernas contra a parede…; 9 — Deixe de fumar; 10 — Limite o consumo de álcool, já que em excesso leva à redução da circulação, problemas cardiovasculares, entre outras complicações de saúde. Sabia que… Entre os seus benefícios, o gingko biloba tem ação vasodilatadora, ajudando a melhorar a circulação sanguínea, apresentando igualmente um efeito inibidor da agregação plaquetária. PAG_46_48.indd 48 09-12-2019 17:48:17

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