O ALDI no mercado português
ALDI, acrónimo de “Albrecht Diskont (desconto Albrecht), é a designação de uma empresa familiar de origem alemã. A sua fundação remonta a 1913, com a abertura de uma mercearia de bairro por Karl Albrecht e a mulher, em Essen, que vendia produtos a granel. Depois da reforma monetária de 1948, os filhos do casal, Karl e Theodor Albrecht, reestruturam o negócio com base na ideia de supermercados com Desconto Alimentar. O conceito assenta na gestão de uma gama reduzida de produtos a preços baixos, com uma grande rotação de stocks, apresentação da mercadoria de forma sóbria e simples, disposta de forma similar em todas as lojas. Em 1961 a empresa é dividida em duas, assumindo cada um dos irmãos a respetiva gestão, continuando ambos em cada uma das cadeias de supermercado com a premissa “desconto é a arte de suprimir o supérfluo”.
Com o passar dos anos a empresa tem vindo a adaptar-se gradualmente às novas realidades vigentes no mercado. À laia de exemplo a ALDi Nord desenvolveu o “Instore Konzept (ANIKo), com o intuito de tornar o interior da sua cadeia de lojas mais atrativas até ao primeiro semestre de 2019. A empresa é gerida com a implementação de sociedades regionais (sob a forma jurídica comandita), administradas por diretores regionais que respondem perante a administração central da ALDI.
A Portugal, a ALDI chega pela mão da ALDI Nord em 2006, com o modelo de gestão acima descrito, e conta à data com aproximadamente 50 lojas em território nacional.
De modo a possibilitar a oferta de preços baixos, a gama de produtos da ALDI assenta sobretudo no conceito de marca branca. Com marcas registadas próprias (por exemplo, Una®, Unamat®, Pleno Sabor®, Maurinus®, Trader®, e. o.) a ALDI oferece um vasto sortido de produtos que cobre todas as áreas alimentares e não alimentares. As novas tendências e a alimentação saudável também não são descuradas, havendo lugar para produtos vegetarianos e vegan, queijos sem coalho e produtos sem lactose e sem glúten, bem como refeições congeladas e sobremesas portuguesas (por ex.: Bacalhau à Brás e arroz doce). A nutricionista Dra. Eduarda Alves é a responsável contratada no mercado português para prestar aconselhamento especializado na área.
As promoções são divulgadas pela ALDI em folhetos online, na loja e distribuídos ao domicílio e têm uma periodicidade semanal. Para mais informações sobre as promoções da semana e promoção online queira consultar-se a página https://www.aldi.pt.
PORQUE PREFEREM OS CONSUMIDORES A MARCA ALDI
Localização e horários
Os supermercados da marca ALDI encontram-se nas principais cidades do território nacional, tal como Albufeira, Coimbra, Lisboa, Maia, Portalegre, Porto, Setúbal e Vila Real. Poderá consultar a localização e os horários de cada uma das lojas, bem como o panfleto referente às ofertas desta semana em https://www.aldi.pt.