Staples - lojas, horário e folheto

A Staples no mercado português

O modelo de negócio que subjaz à criação das lojas Staples tem origem no ano de 1985, quando um dos fundadores, Thomas Steinberg, se viu numa situação de desespero por não conseguir comprar uma recarga para a impressora num feriado. Confrontado com o facto de depender do pequeno comércio para este tipo de situações, Steinberg recorreu à grande experiência e conhecimento que tinha sobre a venda a retalho por grosso para criar, juntamente com Leo Kahn, a primeira superfície comercial dedicada à venda de material de escritório. A primeira loja abriu nesse mesmo ano em Boston, EUA. Nas suas três décadas e meia de existência a Staples tem vindo a consolidar a posição de líder no sector, contando já com mais de duas mil lojas em 27 países. Chegou ao mercado português no ano de 1996, com a abertura da primeira loja em Alfragide, Amadora com a designação Office Centre Portugal, sendo esta empresa adquirida pela Staples em 1999. Passou a designar-se Staples Office Centre. No ano de 2008 a Staples abandonou a designação Office Centre, na abertura da loja de Almada, a primeira com uma imagem 100% Staples, que rapidamente foi adotada pelas restantes. Atualmente existem 33 lojas em território nacional, que equivalem a aproximadamente 56.000 m2 de área de vendas, nos quais os consumidores profissional e particular têm à disposição uma oferta de mais de 7.000 produtos.

A gama de produtos disponibilizada pela Staples compreende todos os artigos necessários ao bom funcionamento de um escritório. Papelaria, Material Escolar, Material de Escritório, Tecnologia e Informática, Mobiliário, e Centro de Cópias e Impressão, a Staples dispõe em lojas de grande dimensão, regra geral posicionadas na periferia das grandes cidades, em expositores bem identificados todas as marcas do sector. Seguindo a tendência dos maiores retalhistas, também a Staples faz uma aposta clara em produtos de marca própria. De entre os produtos expostos mais de 2.000 são de marca branca. Isso possibilita disponibilizar ao cliente uma relação preço e qualidade muito competitiva. O público-alvo divide-se em dois: a) empresas e profissionais liberais e b) o consumidor final. Deste modo, os preços que acompanham os artigos são indicados sem IVA para o primeiro segmento, e com IVA para o segundo. O cliente empresarial pode ainda contar com um gestor de conta dedicado para o acompanhar na gestão de encomendas.

A Staples faz campanhas por sector de atividade e necessidades do consumidor. Desta forma, todos os anos o cliente particular pode contar com a campanha “Regresso às aulas”, destinada sobretudo a alunos e professores das instituições de ensino. A variedade de produtos é muito grande (onde não faltam os livros e os pequenos “mimos” para o lazer), incide em produtos de marcas de prestígio e de marca própria, sempre com preços acessíveis a todos os orçamentos. Todas as campanhas e promoções, destinadas tanto ao consumidor profissional como particular, são divulgadas em folheto próprio e em catálogo com distribuição postal, bem como na loja online https://www.staples.pt. Nos últimos anos o Black Friday tem vindo a ganhar importância no mercado nacional, pelo que a Staples não quis ficar de fora do fenómeno, oferecendo na véspera de natal um dia inteiro de descontos imbatíveis.

Porque preferem os consumidores a marca staples

  • Conceito inovador: o modelo de negócio assente em “tudo num só espaço para escritório e aos melhores preços”, tem vindo a revelar-se um grande sucesso. Num só espaço os consumidores passaram a encontrar uma vasta oferta de artigos de papelaria, informática e tecnologia, mobiliário, equipamento e material de escritório, bem como serviços de cópia e impressão. Indiscutivelmente um posicionamento de líder de mercado que a Staples tem vindo a consolidar ao longo dos anos.
  • Marcas de registo próprio – direcionadas ao consumidor empresarial e particular a Staples dispõe de mais de 2.000 artigos de marca própria. Disponibiliza, desta forma, ao cliente um preço e qualidade bastante competitivos, com base nas parcerias estabelecidas para o fabrico das mesmas.
  • Serviços e Canais de Distribuição – a par da vasta oferta de produtos, a Staples disponibiliza serviços de atendimento personalizado, para tornar o processo de compra mais cómodo e fácil. Consulte https://www.staples.pt para obter mais informações sobre os serviços: StaplesCorporate (destinado ao cliente empresarial); EasyTech (Assistência Informática); Centro de Cópias e Impressão;
  • Loja online – o consumidor poderá encomendar no conforto da sua casa os produtos desejados, podendo contar com o serviço “Compre On-line, levante na loja”. Para mais informações consulte-se a página https://www.staples.pt.
  • Cartão de fidelização -a Staples tem dois tipos de cartões de fidelização: Cartão Staples Professor, pensado num grupo de clientes com necessidade constante do tipo de produtos existentes nas lojas Staples; Cartão Staples Biz, cartão direcionado principalmente para o cliente profissional, sendo acessível a todos os clientes. Ambos concedem descontos em produtos Staples, têm associadas vantagens financeiras e disponibilizadas por parceiros Staples. Para mais informações sobre as condições de adesão e de utilização queira consultar-se a página https://www.staples.pt.

Localização e horários

A Staples marca presença nas principais cidades em Portugal, tais como Almada, Braga, Caldas da Rainha, Coimbra, Lisboa, Faro, Porto e Viana do Castelo. Poderá consultar a localização e os horários de cada uma das lojas existentes em território nacional em https://www.staples.pt.